IMPORTÂNCIA E DICAS PARA UM BOM PROJETO LUMINOTÉCNICO

O projeto luminotécnico consiste em colocar pontos de luz em um ambiente, com o objetivo de melhorar a luminância do local e o aproveitamento do espaço, esse serviço deve ser feito por um arquiteto ou design de interiores.

Ao elaborar o projeto, o profissional irá considerar elementos como a quantidade de luz necessária em cada espaço e as funções do ambiente.

DW-01 - PROJETO DESENVOLVIDO PELA SOLVER BRASIL 2020/2021: CLIENTE - DW AUTO CARE

DW-01 - PROJETO DESENVOLVIDO PELA SOLVER BRASIL 2020/2021: CLIENTE - DW AUTO CARE


A iluminação aqui, deixa de ser apenas para iluminar e passa a ser um elemento funcional. Com isso, ela serve para valorizar os ambientes de trabalho, dar uma maior amplitude ao espaço, ou fazer com que os hormônios do corpo sejam estimulados. Além dos benefícios funcionais, com a iluminação led você economiza na sua conta de luz e proporciona muito mais elegância.

Como é feito um projeto luminotécnico?

Os consumidores sempre ficam em dúvida sobre a quantidade de lâmpadas necessárias para iluminar bem o ambiente. Para sanar essas dúvidas, profissionais da área buscaram meios para criar projetos que se adaptassem aos diversos ambientes.


A partir da análise do ambiente, os profissionais apontam as otimizações de iluminação e definem os próximos passos.


Para um projeto eficiente é necessário entender a quantidade de luz necessária para o espaço. Depois disso, o próximo passo é fazer o cálculo do nível de iluminação. Esse cálculo precisa ser feito para que se entenda e determine qual o nível de iluminação que dará ao ambiente um conforto visual eficiente.


Dicas para realizar um projeto luminotécnico


Veja quais aspectos devem ser considerados e como fazer um projeto luminotécnico de qualidade:

1) Luz natural

É importante avaliar todas as entradas de luz natural do ambiente e como ela se comporta ao longo do dia, como vãos de janela, portas, elementos vazados, blocos de vidro, clarabóias e telhas translúcidas.

2) Lâmpada certa

Existem diversos modelos de lâmpadas hoje em dia, por isso, é necessário avaliar o grau de luminosidade das lâmpadas, quantidade de lúmens e optar por lâmpadas que consomem menos energia, como é o caso das lâmpadas de LED.

3) Eixo de direcionamento

Depois de escolher as lâmpadas é necessário verificar como direcioná-las para dentro do ambiente por meio da luz direta, indicada para iluminar diretamente algo e luz indireta, utilizada para destacar e valorizar detalhes arquitetônicos, como peças de decoração.

4) Temperatura de luz

Os efeitos sensoriais são alterados dependendo da coloração emitida pelas lâmpadas, por isso a temperatura de luz faz toda a diferença no projeto luminotécnico. Verifique as lâmpadas brancas e amarelas e como elas serão utilizadas.


5) Ofuscamento e sombra

Não se esqueça de levar em conta ao elaborar um projeto luminotécnico, a incidência do ofuscamento e sombra provocados pela iluminação, ambos devem ser evitados a todo custo.


Se você deseja realizar um projeto luminotécnico, não deixe de seguir as dicas da Solver Brasil e aproveite para conferir o nosso catálogo de produtos.


Para essa e mais dicas sobre o mundo da iluminação, confira o Blog da Solver Brasil.

Em caso de dúvidas ou sugestões, entre em contato com os nossos consultores.



Acompanhe a solver nas Redes Sociais!
ASSINE NOSSA NEWSLETTER
Obrigado pela sua inscrição,
seu e-mail foi recebido!
Oops!
Algo deu errado, tente novamente.
2021 © Solver Brasil · Todos direitos reservados